O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral, mediante prestação de provas, para a constituição de uma lista de reserva, a partir das qual as Instituições da União Europeia podem recrutar 124 novos funcionários como «administradores» (grupo de funções AD).
O grau AD 5 é o de início de carreira para os licenciados sem experiência profissional.
Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-membro da UE, estar em situação regular face às leis nacionais de serviço militar e oferecer as garantias de idoneidade moral. Devem ainda dominar, pelo menos, duas línguas oficias da UE, uma no nível C1 e outra, no mínimo, no nível B2.
Quanto às condições específicas, os candidatos devem possuir um nível estudos universitários de pelo menos 3 anos (a obter até 31 de julho de 2017).
A candidatura é efetuada por via eletrónica, no sítio Internet do EPSO.
O formulário divide-se em duas partes:
Deve indicar o nível de conhecimento das línguas oficias que domina no nível B2 ou superior; pode preencher esta parte do formulário em qualquer língua oficial.
Data limite: 03-05-2017 às 12 horas de Bruxelas.
Se tiver os requisitos e se na primeira parte da sua candidatura, pelo menos uma das línguas de que tiver declarado conhecimentos a nível B2 ou superior figurar entre as cinco línguas oferecidas como língua 2, será convidado a preencher a segunda parte do formulário de candidatura na língua que tiver escolhido como língua 2.
Deve ler atentamente o anúncio e a documentação relacionada, tendo o cuidado de não deixar a validação da candidatura para o último dia.
Mais informação e outras oportunidades consulte
www.trabalharnauniaoeuropeia.eu
Fonte: Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Centro de Informação Europe Direct Oeste
12.04.2017