Subscreva a Newsletter do Europe Direct Oeste!

MinutoEuropa

Ajude-nos a melhorar. Encontrou a informação que pretendia?

Se não encontrou, por favor, envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Amanhã é o Dia Europeu das Línguas!

Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, o Dia Europeu das Línguas (DEL) tem vindo a ser celebrado, todos os anos desde 2001, no dia 26 de setembro.

Por ocasião do DEL, organiza-se em toda a Europa uma série de iniciativas: atividades para e com crianças, programas de rádio e de televisão, aulas de línguas e conferências.

As autoridades nacionais e os vários parceiros têm toda a liberdade para organizar atividades.

Para coordenar as atividades a nível nacional, os países participantes são convidados pelo Conselho da Europa a nomear “Pessoas de Contacto Nacional” para o DEL. 

top-banner-2015 PT

O que é o Dia Europeu das Línguas?


O Ano Europeu das Línguas (AEL) 2001, organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, envolveu com sucesso milhões de pessoas nos 45 países participantes. 

As atividades desenvolvidas celebraram a diversidade linguística na Europa e promoveram a aprendizagem de línguas.

Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, a ser celebrado todos os anos no dia 26 de setembro.

Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

Em 26 de setembro de 2011 assinalou-se o 10º aniversário do Dia Europeu das Línguas (DEL), celebrado no Conselho da Europa e em todos os 27 estados-membros.

A QUEM SE DESTINA O DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS?

A expectativa do Conselho da Europa é a de que este Dia seja celebrado tanto pelas autoridades nos estados-membros como por outros potenciais parceiros a vários níveis:
decisores políticos (medidas específicas ou debates sobre assuntos relacionados com política de línguas, por exemplo); público em geral (aumentando a consciência sobre os objetivos do DEL, incluindo a importância da aprendizagem de línguas ao longo da vida, em qualquer idade, em estabelecimentos de ensino, no local de trabalho, etc.);
no âmbito do voluntariado (ações específicas por e/ou para ONG, associações, empresas, etc.).

Porquê um Dia Europeu das Línguas?

Nunca como hoje em dia houve tantas oportunidades para trabalhar ou estudar num país europeu – mas a falta de competências linguísticas impede muita gente de tirar partido dessas oportunidades.

A globalização e novas formas de propriedade no mundo dos negócios exigem cada vez mais competências em línguas estrangeiras para trabalhar nos próprios países de origem.
O inglês já não chega.
A Europa é um continente rico em línguas: existem mais de 200 línguas e há muitas mais faladas por cidadãos originários de outros continentes.
Trata-se de um importante recurso que deve ser reconhecido, utilizado e acarinhado.
A aprendizagem de línguas traz benefícios a todos: aos jovens e aos menos jovens – nunca se é demasiado velho para aprender uma língua e para usufruir das oportunidades que daí advêm.
Mesmo que apenas saibamos umas quantas palavras da língua do país que visitamos (por exemplo em férias), isso capacita-nos para fazer novas amizades e contactos.
Aprender as línguas de outros povos contribui para melhor nos compreendermos uns aos outros e ultrapassarmos as diferenças culturais.

OBJETIVOS

As competências de comunicação em outras línguas são uma necessidade e um direito de TODOS – esta é uma das principais mensagens do Dia Europeu das Línguas.
Os objetivos gerais são consciencializar para:
a riqueza e a diversidade linguística da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
a necessidade de diversificar a gama de línguas que as pessoas aprendem (incluindo línguas menos utilizadas), o que potencia o plurilinguismo; a necessidade de as pessoas desenvolverem proficiência em duas línguas ou mais, de modo a poderem participar efetivamente na cidadania democrática da Europa.

… o Comité de Ministros decidiu instituir o Dia Europeu das Línguas a celebrar todos os anos no dia 26 de setembro.
O Comité recomendou que o Dia seja organizado de uma forma descentralizada e flexível de acordo com os interesses e recursos dos estados membros, o que lhes possibilitaria definir melhor as suas próprias abordagens, e que o Conselho da Europa proponha um tema em cada ano.
O Comité de Ministros convida a União Europeia a juntar-se ao Conselho da Europa nesta iniciativa.
Espera-se que o dia seja celebrado com a colaboração de todos os parceiros relevantes.

Decisão do Comité de Ministros do Conselho da Europa, Estrasburgo (776ª reunião – 6 de dezembro de 2001)

Fonte: Conselho da Europa

Centro de Informação Europe Direct Oeste
25.09.2015


     
 
     

Prioridades Comissão Juncker



europa imprensa regional

 
Todos os Direitos Reservados 2013